Projeto
“GENTE QUE ESTÁ CRESCENDO”
Introdução
Este Projeto foi elaborado á partir das necessidades, das “questões que foram surgindo em sala de aula, nas recreações, enfim nas movimentações e interações sociais , entre os alunos do Ensino Fundamental – Séries Iniciais de uma Escola Pública do Distrito Federal, Escola Classe 13 de Planaltina _DF
Através de brincadeiras, imitações, descobertas e até mesmo das estimulações externas que vem da Televisão, do DVD, do Vídeo- Game, Revistas, Jornais, Publicidades e Internet, e outros... direcionadas ás crianças e adolescentes, despertando a sexualidade, muitas vezes, precocemente, trazendo a necessidade de orientações, redirecionamentos, tornou-se o propósito deste Projeto.
Objetivos
Orientar, tirar dúvidas, redirecionar conhecimentos para que os alunos possam crescer manifestando a sexualidade de forma natural, prazerosa e saudável, sem que o processo de letramento seja prejudicado, neste período, tão importante para a aprendizagem quanto para o desenvolvimento global.
Estratégias:
Após a “escuta” individual, duplas ou grupos, os alunos, principalmente os que estão
envolvidos no processo da descoberta da sexualidade passarão por seis oficinas, uma por semana, com duração de 40 minutos, no horário contrário ás aulas.
1ª – Oficinas - “Oficina dos Sentidos” – o prazer está no que toque, como está no que ouço, vejo, sinto o cheiro... e até no que imagino.

2ª -Oficina – Eu sou a Criança( ou adolescente) – Quem Eu Sou?(autoconhecimento)
3ª- Oficina – criança – jovem – adulto – idoso – fases da vida – Qual o Papel de Cada Um?


4ª- “- “Oficina – Dinâmica – “Regras e Limites” –” Coelhinho sai da Toca”

5ª- Oficina – Dinâmica – "Verdade ou Consequência"
Dinâmica da"Verdade ou Consequência? "
Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade. Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.As perguntas são relacionadas aos temas da sexualidade.

6ª- oficina – Respeito ao Direito do Próximo – dinâmica e vídeo
Material:
Pedaço de papel em branco, caneta
Procedimento:
O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo. O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode tirar o lápis ou caneta do papel. Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro, portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados, porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de vista do outro, as diferenças físicas, a maneira que cada um tem de ser.

Encerramento – “festinha”
Roteiro
1º - Auto Massagem e relaxamento
2º- Dinâmica
3º- Explosão de Ideias
4º - Conclusão
5º - Expressando através da arte – música, dança, modelagem, desenho livre, recorte de gravuras, montagens, poemas, dramatizações, de acordo com o tema.
Conclusão
Partindo dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, sobre o corpo humano, funções, higiene e saúde... os alunos que apresentavam conceitos e manifestações da sexualidade de forma inadequada apresentarão, após este projeto, um desenvolvimento da sexualidade de forma saudável, superando o mau desempenho da aprendizagem em sala de aula, resultantes do comportamento inadequados.

de
ORIENTAÇÃO SEXUAL“GENTE QUE ESTÁ CRESCENDO”

Este Projeto foi elaborado á partir das necessidades, das “questões que foram surgindo em sala de aula, nas recreações, enfim nas movimentações e interações sociais , entre os alunos do Ensino Fundamental – Séries Iniciais de uma Escola Pública do Distrito Federal, Escola Classe 13 de Planaltina _DF

Objetivos

Orientar, tirar dúvidas, redirecionar conhecimentos para que os alunos possam crescer manifestando a sexualidade de forma natural, prazerosa e saudável, sem que o processo de letramento seja prejudicado, neste período, tão importante para a aprendizagem quanto para o desenvolvimento global.
Estratégias:
Após a “escuta” individual, duplas ou grupos, os alunos, principalmente os que estão

1ª – Oficinas - “Oficina dos Sentidos” – o prazer está no que toque, como está no que ouço, vejo, sinto o cheiro... e até no que imagino.




2ª -Oficina – Eu sou a Criança( ou adolescente) – Quem Eu Sou?(autoconhecimento)
3ª- Oficina – criança – jovem – adulto – idoso – fases da vida – Qual o Papel de Cada Um?






4ª- “- “Oficina – Dinâmica – “Regras e Limites” –” Coelhinho sai da Toca”


5ª- Oficina – Dinâmica – "Verdade ou Consequência"
Dinâmica da"Verdade ou Consequência? "
Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade. Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.As perguntas são relacionadas aos temas da sexualidade.

6ª- oficina – Respeito ao Direito do Próximo – dinâmica e vídeo
Material:
Pedaço de papel em branco, caneta
Procedimento:
O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo. O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode tirar o lápis ou caneta do papel. Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro, portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados, porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de vista do outro, as diferenças físicas, a maneira que cada um tem de ser.



Encerramento – “festinha”
Roteiro
1º - Auto Massagem e relaxamento
2º- Dinâmica
3º- Explosão de Ideias
4º - Conclusão
5º - Expressando através da arte – música, dança, modelagem, desenho livre, recorte de gravuras, montagens, poemas, dramatizações, de acordo com o tema.
Conclusão
Partindo dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, sobre o corpo humano, funções, higiene e saúde... os alunos que apresentavam conceitos e manifestações da sexualidade de forma inadequada apresentarão, após este projeto, um desenvolvimento da sexualidade de forma saudável, superando o mau desempenho da aprendizagem em sala de aula, resultantes do comportamento inadequados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário