SEJAM BEM-VINDOS AO SORAYA E CIA

SOU PEDAGOGA E PROFESSORA PÓS-GRADUADA EM EDUCAÇÃO INFANTIL, MINHA META É LUTAR POR UMA EDUCAÇÃO GRATUITA E DE QUALIDADE PARA TODOS.
POVO COM ESTUDO, CIDADÃO CIENTE DOS SEUS DIREITOS.




SORAYA & CIA


Pedagogia ao Pé da Letra
Powered by Conduit Mobile

Pedagogia ao Pé da Letra

http://www.pedagogiaaopedaletra.com

SALA DE LITERATURA INFANTIL: Aula de poesias de Vinícius de Moraes

SALA DE LITERATURA INFANTIL: Aula de poesias de Vinícius de Moraes
A aula de poesias musicadas de Vinícius de Moraes, foi muiiiiiiiito legal, (eu sou suspeita rsrs), desenvolvi essa aula com turmas desde o Pré II (crianças de 4 anos) a 3ª série (crianças de 8 e 9 anos). Comecei a aula falando rapidamente sobre esse gênero literário, poesia, depois falei sobre quem as escreve, os poetas, e finalmente cheguei em Vinícius de Moraes. Eu via no rostinho deles que estavam colaborando em me ouvir, em tentar entender, porém, o meu assunto naquele dia parecia longe deles, alguns até franziam a testa enquanto me olhavam falando, como se isso facilitasse o entendimento. Depois de tudo explicadinho (ou quase), eu disse às crianças que iria mostrar algumas poesias, mais que elas já as conheciam, ah não, isso foi para elas a maior besteira que eu havia dito naquela aula, foi uma negação geral, acalmei os ânimos e resolvi mostrar logo, para isso fomos todos sentar no nosso tapete da sala e comecei pela poesia,O pato, no início todos com carinha tensa, prestando muita atenção, em seguida se deram conta de que conheciam a poesia, só que em forma música e ai foi só alegria. Naquela aula ouvimos as poesias: O pato, A foca, As abelhas, Aula de piano e A casa. Nessa última, eu disse às crianças que seria nossa última poesia naquele dia e que seria uma poesia já conhecida por eles e pelos pais deles, outra vez o "furdunço", elas diziam que os pais com certeza nao conheciam etc, mas quando começaram ouvir: "Era uma casa muito engraçada...", todos cantaram juntos e o melhor de tudo, foi ver eles perceberem que conheciam poesia e que ao contrário do que pensavam no início da aula, a poesia sempre esteve ali bem pertinho deles.
ATIVIDADE DESSA AULA: Após ouvirmos a poesia, A casa, distribui 15 palitos de picolé para cada criança, fizemos nosso combinado do uso do palito (importantíssimo), então analisamos como era a casa do poeta e cada criança pode construir a sua própria casa, usando os palitinhos e o que as crianças tem de sobra, "IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE". Foi muito legal o que as crianças criaram e os alunos maiores perceberam depois de fazer sua primeira construção, que podiam trabalhar em grupo, juntar os palitos e ter com isso mais possibilidades de modelos diferentes de casa.

Comentário 1: Antes de iniciar cada poesia musicada, eu comentava sobre a próxima poesia, criando uma expectativa sobre a letra e com isso a atenção das crianças.Comentário 2: As poesias citadas estão no cd ARCA DE NÓE.


Nenhum comentário: