SEJAM BEM-VINDOS AO SORAYA E CIA

SOU PEDAGOGA E PROFESSORA PÓS-GRADUADA EM EDUCAÇÃO INFANTIL, MINHA META É LUTAR POR UMA EDUCAÇÃO GRATUITA E DE QUALIDADE PARA TODOS.
POVO COM ESTUDO, CIDADÃO CIENTE DOS SEUS DIREITOS.




SORAYA & CIA


Pedagogia ao Pé da Letra
Powered by Conduit Mobile

Pedagogia ao Pé da Letra

http://www.pedagogiaaopedaletra.com

WEB ESCOLA: BARULHO E LEITURA- GRANDE PARTE DOS JOVENS NÃO CONSEGUEM LER SEM MUSICA

WEB ESCOLA: BARULHO E LEITURA- GRANDE PARTE DOS JOVENS NÃO CONSEGUEM LER SEM MUSICA

Pessoas com mais de 40 anos preferem ler em lugares calmos e silenciosos.

Houve recentemente um crescimento no número de jovens leitores, juntamente com isso ocorreu uma mudança no procedimento da leitura. De acordo com uma pesquisa promovida pelo instituto Pró-Livro, um grande percentual de jovens necessita de barulho para adquirir maior concentração ou mesmo tornar o ambiente mais agradável durante os estudos e leituras em geral. Na maioria das vezes o som (barulho) é proveniente de músicas ou televisão que são paralelamente ligados no decorrer de uma leitura.

Mas isso não é negativo, pois muitas vezes os itens citados servem como incentivo e motivação para que o indivíduo continue na leitura de um livro que talvez não desperta grande interesse por parte do jovem leitor, dessa forma, enquanto ouve uma música que gosta não deixa o livro de lado.

Segundo a pesquisa em questão, cerca de 50% dos entrevistados com idade entre 11 e 24 anos tem costume de ler com o som ligado, o percentual aumenta quando a faixa etária é de 14 a 17 anos.

A pesquisa mostrou também que a utilização da televisão durante a leitura é desenvolvida em grande parte por crianças com idade entre 5 e 10 anos, desse modo, aproximadamente 14% das pessoas nessa faixa etária têm esse costume.

Contrapondo a essa realidade, cerca de 90% das pessoas com idades na faixa dos 40 anos realizam leituras sem nenhum tipo de som e recorrem a lugares calmos e silenciosos.

Esse tipo de atitude é muito comum entre os jovens, músicas internacionais são melhores a para realização de leituras, uma vez que quase sempre o leitor não consegue decifrar o que está sendo cantado e assim não desvia o foco e não perde a atenção, o contrário pode acontecer quando a letra é cantada em português, o leitor corre o risco de acompanhar a melodia.

Nenhum comentário: