SEJAM BEM-VINDOS AO SORAYA E CIA

SOU PEDAGOGA E PROFESSORA PÓS-GRADUADA EM EDUCAÇÃO INFANTIL, MINHA META É LUTAR POR UMA EDUCAÇÃO GRATUITA E DE QUALIDADE PARA TODOS.
POVO COM ESTUDO, CIDADÃO CIENTE DOS SEUS DIREITOS.




SORAYA & CIA


Pedagogia ao Pé da Letra
Powered by Conduit Mobile

Pedagogia ao Pé da Letra

http://www.pedagogiaaopedaletra.com

O paradoxo do avô e o efeito borboleta




O paradoxo do avô é um emaranhado dramático e romântico, já que o pressuposto de que uma pessoa possa voltar no tempo e se reunir com seu avô quando era um adolescente despreocupado e, devido a possíveis causas acidentais, o neto matasse seu ascendente, devido à morte do avô, o neto não poderia existir, mas a questão continua a ser preocupante, porque se o avô morreu naquele momento, como é possível que um descendente do futuro pudesse voltar no tempo vê-lo morrer? Em termos científicos, seria a expansão dos erros que podem aparecer no comportamento de um sistema complexo, já a linguagem popular diz que o simples bater da asa de uma borboleta agitando o ar que a suporta, poderia produzir alterações no futuro de todo o planeta.

A teoria da relatividade e a mecânica quântica não excluem a possibilidade de viajar no tempo. O famoso cientista Stephen Hawking, diz que se for possível viajar ao passado, mas qualquer ação para mudá-lo não teria nenhum efeito sobre o presente. Esta teoria é conhecida como a conjetura de proteção cronológica. O paradoxo da viagem no tempo foi articulado por René Barjavel e tem sido usado para argumentar que as viagens ao passado não são possíveis, mas outros cientistas acreditam que é possível intervir no passado para alterar eventos futuros. Contra essa visão, A Máquina do Tempo de HG Wells argumenta que os fatos são inevitáveis e, portanto, o cronograma é rígido.

O paradoxo do avô convida-nos a viajar através do tempo, mas vemos a necessidade de regulamentar com cuidado qualquer visita ao passado. No entanto, o que nos diz o efeito borboleta, é que a viagem é inviável. Qualquer movimento involuntário poderia fazer um turista vindo do futuro, mudar o desenvolvimento histórico do mundo, estes problemas também são refletidos no princípio físico da incerteza, postulada por Heisenberg, que afirma que simplesmente ao observar uma partícula, seu estado é alterado. Aqueles que defendem a possibilidade de viajar para o passado baseiam em duas idéias: uma delas faz referência para os universos paralelos, para eles, o que vai acontecer é que o turista do tempo virá a um lugar que nunca esteve antes, na reflexão, isso realmente não seria uma viagem ao passado.

A outra idéia proposta é que o universo não tem um cronograma absoluto e, portanto, os eventos podem ser alterados, nesta opção, cada partícula teria uma linha de tempo própria, capaz de ser alterada.

Mistérios do Cotidiano

Nenhum comentário: