SEJAM BEM-VINDOS AO SORAYA E CIA

SOU PEDAGOGA E PROFESSORA PÓS-GRADUADA EM EDUCAÇÃO INFANTIL, MINHA META É LUTAR POR UMA EDUCAÇÃO GRATUITA E DE QUALIDADE PARA TODOS.
POVO COM ESTUDO, CIDADÃO CIENTE DOS SEUS DIREITOS.




SORAYA & CIA


Pedagogia ao Pé da Letra
Powered by Conduit Mobile

Pedagogia ao Pé da Letra

http://www.pedagogiaaopedaletra.com

Maracutaias Quânticas



Mais difícil que entender a Mecânica Quântica e as teorias da Relatividade é entender certas pessoas que, provavelmente não tiveram um curso regular dessas matérias, falam e escrevem com tamanha desenvoltura sobre temos polêmicos e ditos misteriosos que estão no corpo dessas ciências. Só mesmo não tendo conhecimento de seu conteúdo matemático cujo formalismo ´enrola´ os estudantes de um curso de bacharel em Física e até Phd´s.!

Atualmente existe uma onda quântica que tem encorajado certos autores que se enquadram nos tipos referidos. Já existe uma farta literatura sobre os mistérios da mecânica quântica que têm dado aza a esses autores para vôos que vão além dos cânones das ciências como um todo. Neles estão aqueles que leram ou talvez tenham tido um breve ´curso´ dessas ciências na base do blá-blá´blá, que, na verdade emergem dos experimentos e das equações que regem os seus fenômenos correlatos. No entanto, tais ilações daqueles escritores populares vão muito além do que realmente acontece nesses experimentos ou dos pensamentos de seus criadores, tais como Niels Bohr, Werner Heisenberg, Max Born, Einstein, Wolfgang Pauli, Dirac, Max Planck, e outros afortunados, todos laureados com o Prêmio Nobel.

Em física nós usamos dois tipos muito diferentes de procedimentos. Para descrever o micromundo, usamos a mecânica quântica. É o que eu mostro como o nível quântico. Uma das coisas que as pessoas dizem a cerca da mecânica quântica é que ela é nebulosa e indeterminista, mas isto não é verdade. Desde que se permaneça no nível quântico, a teoria quântica é determinista e precisa. Na sua forma mais familiar, a mecânica quântica envolve o uso da conhecida equação de Schrödinger que governa o comportamento do estado físico de um sistema quântico – chamado de estado quântico – e ela é uma equação determinista. A indeterminação na mecânica quântica somente aparece quando se faz o que se chama “fazer uma medida” e que envolve a ampliação de um evento do nível quântico ao nível clássico.

No macromundo, nós usamos a física clássica, que é inteiramente determinista. Estas leis clássicas incluem as leis do movimento de Newton, as leis do campo eletromagnético de Maxwell, que incorpora a eletricidade, o magnetismo e a luz, e as teorias da relatividade de Einstein, a Teoria Especial que trata das grandes velocidades e a Teoria Geral que trata dos grandes campos gravitacionais. Estas leis se aplicam com muita precisão em larga escala.

Autor: Leopoldino dos Santos Ferreira

Fonte: Mistérios do Cotidiano

Nenhum comentário: