SEJAM BEM-VINDOS AO SORAYA E CIA

SOU PEDAGOGA E PROFESSORA PÓS-GRADUADA EM EDUCAÇÃO INFANTIL, MINHA META É LUTAR POR UMA EDUCAÇÃO GRATUITA E DE QUALIDADE PARA TODOS.
POVO COM ESTUDO, CIDADÃO CIENTE DOS SEUS DIREITOS.




SORAYA & CIA


Pedagogia ao Pé da Letra
Powered by Conduit Mobile

Pedagogia ao Pé da Letra

http://www.pedagogiaaopedaletra.com

Dica de leitura: As Cem Linguagens da Criança



As Cem Linguagens da Criança
A abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infânciaO programa para a primeira infância realizado em Reggio Emilia (Itália) tornou-se reconhecido como um dos melhores sistemas educacionais no mundo.
Esta abordagem inovadora incrementa o desenvolvimento intelectual das crianças através da focalização  sistemática na representação simbólica, levando as crianças pequenas (0 – 6 anos) a um nível surpreendente de habilidades simbólicas e à criatividade.
O sistema não é privativo e elitista; pelo contrário, oferece atendimento integral à criança e está aberto para todas elas, inclusive aquelas portadoras de alguma deficiência.
Este livro recolhe as reflexões dos educadores italianos que criaram e desenvolveram o sistema, bem como dos norte-americanos que lá estudaram.
É uma introdução abrangente que aborda história e filosofia, currículo e métodos de ensino, escola e sistema organizacional, uso do espaço e o ambiente físico, além dos papéis do adulto profissional.
É muito importante que professores que atuam ou pretendem atuar com turmas de educação infantil leiam esse livro, pois ele traz relatos importantes de valorização e respeito à primeira infância.
Índice do livro
PARTE I: PONTOS DE PARTIDA
1 Aspectos gerais
2 O que Podemos Aprender com Reggio Emilia?
PARTE II: OS EDUCADORES DE REGGIO EMILIA DESCREVEM SEU PROGRAMA – ENTREVISTAS A LELLA GANDINI
3 História, Idéias e Filosofia Básica
4 A Parceria Comunidade-Professor na Administração das Escolas
5 O Currículo Emergente e o Construtivismo Social
6 O Papel do Pedagogo
7 O Papel do Atelierista
PARTE III: DA TEORIA À PRÁTICA
8 Espaços Educacionais e de Envolvimento Pessoal
9 Parceiro, Promotor do Crescimento e Guia – Os Papéis dos Professores de Reggio em Ação
10 Múltipla Simbolização no Projeto do Salto em Distância
11 Desenvolvimento do Currículo em reggio Emilia – Um Projeto de Currículo de Longo Prazo sobre Dinossauros
PARTE IV: A EXTENSÃO DA ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA PARA AS ESCOLAS AMERICANAS
12 Variações Culturais sobre a Prática Desenvolvimentalmente Apropriada – Desafios à Teoria e à Prática
13 A Cidade da Neve – Aplicação da Abordagem Multissimbólica em Massachusetts
14 Conexões – Uso da Abordagem de Projeto com Crianças de 2 e 3 Anos em uma Escoal-Laboratório Universitária
15 Um outro Modo de Ver as Coisas – Ainda Estamos Aprendendo
16 Um Olhar para o Passado – De Reggio Emilia para a educação Progressista
17 As Papoulas e a Dança da Criação do Mundo
PARTE V: CONCLUSÃO
18 Para onde Vamos agora?
Glossário de Termos usados por Educadores de Reggio Emilia
Recursos Adicionais Publicados sobre a Abordagem de Reggio Emilia
Entrevista com  Reggio Emília


Nenhum comentário: