SEJAM BEM-VINDOS AO SORAYA E CIA

SOU PEDAGOGA E PROFESSORA PÓS-GRADUADA EM EDUCAÇÃO INFANTIL, MINHA META É LUTAR POR UMA EDUCAÇÃO GRATUITA E DE QUALIDADE PARA TODOS.
POVO COM ESTUDO, CIDADÃO CIENTE DOS SEUS DIREITOS.




SORAYA & CIA


Pedagogia ao Pé da Letra
Powered by Conduit Mobile

Pedagogia ao Pé da Letra

http://www.pedagogiaaopedaletra.com

SALA DE LITERATURA INFANTIL: A leitura do livro começa pela capa

SALA DE LITERATURA INFANTIL: A leitura do livro começa pela capa

Aula de Literatura Infantil
Leitura de capa de livro
História: Atrás da Porta (Ruth Rocha)

É um grande desafio despertar nas crianças a vontade de ler, pensando nisso tentei planejar uma aula de leitura em que os alunos sentissem que estavam se apropriando da história do livro, por meio das descobertas feitas por eles antes mesmo de começar a leitura propriamente dita. Levei o livro ATRÁS DA PORTA, de Ruth Rocha, para a sala de aula.

Comecei a aula dizendo aos alunos que seriamos investigadores naquele dia. Mostrei o livro e perguntei por onde começaríamos a leitura. As respostas foram ótimas(começamos pelo começo, começamos pela primeira página etc.) Depois de chegarmos a um consenso, definimos que começaríamos pela capa, as crianças leram o título, nome da escritora, ilustradora, houve questionamento sobre o nome de editora e o que é uma editora, após lermos a linguagem verbal da capa do livro, passamos então à linguagem não-verbal e fomos relacionando as ilustrações. Encontramos desenho de crianças de pijama com velas acesas nas mãos. Então bem no estilo investigação (rsrsrs) comentamos que a história devia se passar a noite, chegamos a essa conclusão, pelos elementos noturnos encontrados. Para confirmar olhamos a contracapa e encontramos outras "provas" que nos levaram a crer que realmente a história do livro acontecia a noite, coisas como desenho de vela acesa, lua, estrela e por fim observamos a cor da capa e contracapa, azul bem escuro como o céu a noite. Mas nesse ponto da aula as crianças já estavam muito curiosas e pedindo que eu começasse logo a leitura, abri o livro e comecei a leitura de forma compassada. Percebia que as crianças estavam muito concentradas, então no meio do livro, num momento de suspense, parei a leitura e disse que continuaríamos na próxima aula de literatura.
Fiz isso com minhas 20 turmas e em todas no momento em que disse que não terminaríamos o livro naquele dia, se ouviu um sonoro Ahhhhhhhhhhhh..... (rsrs) foi até emocionante. Na semana próxima quando cada turma chegou na sala de literatura a primeira coisa que os alunos me diziam era que precisávamos terminar de ler o livro. E assim foi essa aula, ou melhor foram duas aulas muito gostosas e ao final da leitura do livro lembramos dos elementos encontrados na capa e confirmamos nossas hipóteses iniciais sobre a história do livro acontecer a noite.

Postar um comentário